A Importância da Manutenção Preventiva na Redução de Custos

por | 27 maio, 2022 | Gestão, Sistema de Custos

 Manutenção Preventiva

 

Uma das grandes preocupações de todo dono de indústria é conseguir manter sua operação ativa. Para isso, é muito importante ter alguns cuidados com o funcionamento de equipamentos e máquinas e manter um nível de produtividade eficaz, sem passar por grandes prejuízos na produção.

 

E você sabia que a manutenção preventiva é uma grande aliada para alcançar esse objetivo? Através dela, é possível obter um planejamento prévio de prevenção de danos de equipamentos e, assim, diminuir custos na organização industrial.

 

Parece interessante este assunto? Então, se você não quer passar por apuros e interrupções imprevistas na produção, confira a importância da manutenção preventiva na redução de custos. Continue a leitura!

 

O que é manutenção preventiva?

 

A manutenção preventiva é uma técnica que tem como objetivo realizar o planejamento de controle de equipamentos e máquinas a fim de evitar falhas na operação da indústria. Dessa forma, promove eficiência nos processos e diminui pausas na produção.

 

Além disso, a manutenção preventiva também atua na proteção dos colaboradores da sua empresa, pois reduz eventuais acidentes que possam acontecer durante o manuseamento de equipamentos.

 

Importância 

 

Para que os equipamentos e as máquinas tenham uma vida útil longa é indispensável ter um bom controle e monitoramento, certo? Isso porque qualquer problema com eles, automaticamente, interfere na produtividade industrial.

 

Além de prevenir danos, a manutenção preventiva é importante na redução de custos, a qual ajuda a diminuir gastos com novos equipamentos ou até mesmo com altos investimentos em consertos. 

 

Vantagens da manutenção preventiva na redução de custos

 

Já deu para perceber a importância da manutenção preventiva na redução de custos, não é mesmo? Para facilitar o entendimento sobre o assunto, elencamos 5 vantagens da manutenção preventiva na indústria. Veja a seguir!

 

Maior vida útil de ativos

 

Através da manutenção preventiva, você sabe quando deve trocar peças antigas ou desgastadas. E isso só é possível através de um planejamento e controle de ações para certificar o bom desempenho dos equipamentos e atribuir a verba que deve destinar a esses recursos.

 

Menos falhas de equipamentos e processos

 

A parada ou falha de uma máquina interfere no processo de produção e, consequentemente, na eficiência operacional. Através da manutenção preventiva, você tem um controle maior de quando será necessário essa parada para efetuar toda a verificação do equipamento.

 

Assim, ninguém é surpreendido com uma pausa inesperada e interrupção do fluxo de trabalho.

Segurança elevada para todos

 

Uma boa estação de trabalho é aquela que cumpre todos os requisitos de segurança de trabalho. Quando pensamos em indústria, é dever do empregador ter seus ativos funcionando perfeitamente, sem oferecer risco à saúde dos colaboradores. A manutenção preventiva, por exemplo, propõe evitar acidentes na operação da indústria.

 

Aumento de lucros 

 

Uma empresa com a operação parada é sinônimo de prejuízo financeiro. A partir do momento que você implementa a manutenção preventiva também garante aumento nos lucros devido a alta eficiência e baixa inatividade de equipamentos.

 

Como implementar a manutenção preventiva?

 

Agora que você já sabe o que é manutenção preventiva, a importância e as vantagens da técnica na redução de custos, a pergunta que fica é: o que devo fazer para implementá-la?

 

Confira abaixo quais são os fatores que você deve levar em conta:

 

  1. Faça o mapeamento de todos equipamentos

 

O primeiro passo para aplicar a manutenção preventiva na indústria e reduzir custos é mapear todos os equipamentos. Para isso é necessário descrever diversas informações sobre eles, tais como:

 

  • Condição atual;
  • Tempo de uso;
  • Total de peças trocadas;
  • Expectativa de vida útil.

 

  1. Verifique os custos em cada manutenção

 

Você já teve equipamentos e máquinas que passaram por manutenções? Se sim, essa é a hora de analisar todos os custos até agora. Desse modo, é possível ter ideia de quando foi a última manutenção e, é claro, quanto foi gasto no serviço.

 

A partir desse momento, com a manutenção preventiva, será capaz de saber exatamente quando deve fazer novas manutenções e ter um planejamento de gastos futuros.

 

  1. Planeje a implementação da manutenção preventiva

 

Sabendo dos dados de equipamentos e custos passados, está na hora de planejar a manutenção preventiva da sua indústria. Uma das melhores formas para fazer isso é pontuar as seguintes informações:

 

  • Qual a frequência ideal de manutenção para cada equipamento?
  • Quem é o colaborador responsável por cada máquina?
  • Qual será a ordem de serviço?
  • Onde ficará disponível o guia de uso de cada equipamento?
  • Quem ficará responsável pelo controle do histórico de manutenção?

 

Após a estruturação do planejamento, apresente para a equipe, explique de forma clara todos os procedimentos e dê espaço para opiniões.

 

  1. Treine a sua equipe

 

Nada adianta um bom planejamento se a execução do trabalho é ruim. Por isso, certifique-se de manter sua equipe atualizada e treinada com as melhores práticas do mercado.

 

Você terá um investimento na capacitação dos colaboradores, entretanto, através disso, eles te ajudarão na redução de custos futuros por meio da boa utilização de equipamentos e máquinas, evitando problemas e eventuais acidentes.

 

Conclusão

 

Deu para entender que a manutenção preventiva é muito eficaz na redução de custos para indústrias? Lembre-se que a gestão de manutenção é uma aliada para aumentar a vida útil dos seus ativos, diminuir riscos de profissionais, evitar gastos desnecessários e ficar livre de interrupções na produção.

 

A ReduzaCusto tem centenas de parceiros de indústrias que utilizam nosso software a fim de mensurar custos e melhorar os processos de atividades operacionais. 

 

Você pode utilizá-lo e incluí-lo no seu planejamento de manutenção preventiva, principalmente para registrar todos os custos e ter uma previsão de gastos futuros, de acordo com o cronograma idealizado.

 

Que tal marcar uma conversa com um de nossos especialistas para entender melhor sobre a solução? Entre em contato agora mesmo conosco! 

 

Será um prazer te ajudar na redução de custos em parceria com a implementação da manutenção preventiva. Até a próxima!

 

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!