Como está balanceada a sua linha de produção?

por | 25 jul, 2018 | Artigos

Ter uma linha de produção balanceada significa que ao longo do seu processo produtivo, todos os diferentes setores produzem na mesma velocidade e capacidade que os setores para quem eles fornecem são capazes de absorver. Em consequência disso, os desperdícios gerados por estoques intermediários são praticamente inexistentes, e também não se há desperdício por espera de materiais entre os diferentes setores.

 

 

 

 

É uma configuração de produção almejada por muitos, porém, infelizmente não acontece com frequência nas empresas. Quase sempre existe aquele setor trabalha de forma mais eficiente, enquanto outros setores não acompanham este ritmo de produção, e, com o passar do tempo, os estoques entre os diferentes processos crescem, e as correrias para atender os pedidos também.

E isto é um grande problema, pois o desbalanceamento da produção gera um dos mais graves tipos de desperdício nos sistemas produtivos: a espera. O desperdício por espera pode ser definido como a ociosidade da mão de obra ou das máquinas em razão da falta de algum dos recursos necessários para dar prosseguimento à produção. Trata-se de um tipo grave de desperdício pois é muito difícil de quantificar.

Felizmente para sanar este problema existem metodologias para fazer o balanceamento da sua linha de produção. Estão disponíveis na literatura técnica para fazer este balanceamento, porém conceitualmente, o segredo para se realizar esta atividade de forma eficiente recai em três pontos principais:

  • Planejar a produção: para se otimizar a produção, é preciso saber o quanto se espera que seja produzido, uma vez que, sem esta informação, não é possível realizar o balanceamento. Além de permitir realizar o balanceamento da produção, levantar esta informação gera na empresa uma cultura de planejamento comercial e de compras, pois a partir do momento que a empresa sabe o quanto é necessário produzir, saberá também o quanto é preciso vender, e quanto deverá comprar junto aos seus fornecedores;

  • Eliminar os gargalos de produção: É preciso também saber quais as atividades que mais consomem tempo ao longo do processo produtivo, e quais os caminhos críticos para se obter o produto final. Levantando estas informações, é possível rearranjar a linha de produção, de modo a equilibrar estas atividades, gerando-se uma linha de produção que não apresenta “estoques” entre setores;

  • Controlar o processo: Quando se sabe o que será produzido, e como será produzido, é possível então, através de simples indicadores de controle, garantir que as atividades de produção estarão sempre dentro de determinados parâmetros, e assim identificar rapidamente o surgimento de problemas.

Como se pode perceber, o foco principal aqui é entender e otimizar a sequência de operações ao longo da linha de produção como um todo.

A partir destas informações é possível garantir o equilíbrio entre as diferentes atividades produtivas, o que, por sua vez, gera resultados não só no que diz respeito na produtividade da empresa, mas também no que diz respeito à redução da fadiga dos operadores, das máquinas, além da eliminação de estoques intermediários e o aumento do ritmo de trabalho como um todo.

Como podemos perceber, a partir de pequenas mudanças de posturas, é possível criar em seu negócio uma cultura de questionamentos que irá resultar no aprimoramento ainda maior dos processos de gestão, na constante busca pela redução dos desperdícios e dos custos, focando na máxima eficiência do negócio.

O Reduzacusto.com é uma solução que irá permitir que você conheça a capacidade produtiva ao longo das diferentes etapas do seu processo, e com base nisso, permitir que você possa fazer um balanceamento efetivo da sua linha de produção.

Entre em contato conosco para conhecer mais.

#produção #linhadeprodução #desperdício #produçãobalanceada #planejaraprodução #gargalos #controlar #processosprodutivos #custodeprodução #reduçãodecustosindustriais

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!