Como melhorar minha empresa tendo meus custos na mão?

por | 25 jun, 2018 | Sem categoria

Um exemplo prático de como um sistema de custos bem estruturado pode substanciar a otimização dos processos produtivos de uma empresa.

O conhecimento da distribuição dos custos de produção sobre seus diferentes produtos permite ao gestor de uma indústria tomar decisões assertivas para otimizar seus processos produtivos. Para isso, vamos partir para um exemplo prático, para que vocês possam relacionar com situações práticas que acontecem diariamente no cotidiano da sua empresa.

Imaginemos uma indústria de ferramentas para uso comum, como chaves de fenda, alicates, martelos, chaves de boca, dentre outros. Após a implantação de um sistema que permitiu identificar os diferentes custos do negócio, assim como o de cada produto, foi identificado que o martelo era o produto que apresentava a menor margem de lucro do portfólio de vendas.

Os concorrentes ofereciam no mercado produtos que similares por 10 reais. Ao fazer o breakdown dos custos para a fabricação e distribuição do martelo, a empresa identificou seus custos diretos, ou seja, custos com matéria prima, insumos, processo produtivo. Identificou também seus custos indiretos com suporte administrativo, estrutura comercial, logística e distribuição. O gráfico a seguir apresenta este breakdown:

 

 

 

 

Como se vê, para colocar o martelo no mercado com um preço competitivo, seu lucro seria de apenas 15 centavos por unidade, o que representa uma margem de lucro de apenas 1,5%. Com estas informações, ficou claro que algo precisava ser mudado, pois uma margem de lucro tão ínfima sugeria a retirada do martelo do mix de produtos. Informações do setor comercial levaram a conclusão de que isto seria uma péssima ideia, visto que, segundo os representantes, o martelo fazia parte de um pacote de ferramentas muito procurado pelos clientes.

Retirar o martelo do mix de produtos não era uma opção, portanto algo precisava ser revisto nos processos internos da empresa, de modo a melhorar esta margem de lucro.

Como não poderia deixar de ser, o foco inicial desta revisão foi otimizar o processo produtivo do martelo, uma vez que seu custo representava quase 50% do preço de venda do martelo.

Para tanto, foram analisados os diferentes processos produtivos necessários para a produção do martelo. Desde a forja, passando pela têmpera, a pintura, e o acabamento final, os processos foram avaliados, teve seus custos revistos, e montou-se o gráfico a seguir, com o montante de cada etapa de produção.

 

 

 

 

Dentre os diferentes indicadores levantados para cada etapa do processo, estavam a capacidade produtiva e a produtividade. E para o processo da têmpera verificou-se que a produtividade estava em apenas 30%.

Algo precisava ser feito!

E foi feito!

Investiu-se em Planejamento e Controle da Produção, e, com isso, reduziu-se o tempo de setup da têmpera, a mão de obra ociosa foi realocada para outros setores, e após estas simples mudanças a produtividade subiu para um patamar próximo à 65%. Mais do que dobrou! Vejam o impacto no custo do processo produtivo do martelo.

 

 

 

E é importante ressaltar que não foi só a têmpera que melhorou. Os outros processos e produtos também sofreram impactos positivos com estas melhorias. E assim, o custo de produção do martelo caiu de quase 5 reais para 3 reais e vinte centavos. Uma redução de 33% nos custos com algumas simples modificações no processo.

Voltando ao breakdown dos custos produtivos do martelo, após estas melhorias, percebemos o quão impactante foi esta mudança.

 

 

 

 

Como se pode ver, as mudanças no processo produtivo também otimizaram a utilização dos recursos em outros setores, como a logística de distribuição, que passou a ser melhor planejada, uma vez que a produção estava planejada. E o mais importante é que a margem de lucro, que antes era de 1,5% subiu para 17%, o que tornou o antes problemático martelo, em um dos carros chefes da empresa, visto que a partir desta melhoria, foi possível iniciar uma política de descontos mais atrativos para compras em grande volume, o que resultou em um grande aumento de suas vendas.

O Reduzacusto.com é uma solução que disponibiliza as informações dos seus custos produtivos a qualquer momento, identificando os principais pontos críticos, e que irá permitir que sua tomada de decisão seja sempre assertiva com o intuito de aumentar o resultado do seu negócio.

#conhecercustos #reduzircustos

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!