Controle de Matéria-Prima: Qual a importância para a sua indústria?

por | 5 maio, 2022 | Gestão, Gestão Financeira, Sistema de Custos

 

 

 

Estar atento a todos os detalhes da sua operação pode sim fazer toda a diferença. É nesse momento, que você reconhece o que pode ser melhorado, o que pode ser modificado e até o que pode ser eliminado.

 

Essa prática, por mais simples que pareça, com certeza vai te poupar muito tempo e dinheiro lá na frente. 

 

Então, se deseja saber como o Controle de Matéria Prima pode te ajudar a identificar todos esses pontos vitais em seu operacional, fique conosco até o final deste artigo! 

 

O que é?

 

Em palavras simples, o Controle de Matéria Prima refere-se às diversas medidas adotadas para reduzir a quantidade de perdas materiais no momento de recebimento, armazenamento e emissão de matérias-primas.

 

Esse controle, na prática, é exercido por meio de registros e relatórios periódicos relativos a compra, recebimento, fiscalização, armazenamento e emissão de materiais.

 

Quando o controle é feito de forma profissional ele pode contribuir substancialmente para a eficiência de um negócio.

 

Objetivo:

 

Esses são os principais propósitos de um Controle de Matéria prima.

 

  • Habilitar a produção ininterrupta: O controle permite que você tenha uma produção suave e irrestrita. As paradas na produção afetam drasticamente o resultado final do que é produzido em uma empresa.


  • Garantir a Qualidade dos Materiais: A qualidade dos produtos acabados depende diretamente da qualidade das matérias-primas utilizadas. Se você não tiver um controle sobre isso, pode perder vendas por não entregar bons produtos ao seu cliente.


  • Minimizar o Desperdício: É comum ver estoques e matérias-primas se perdendo por agentes externos como: umidade, poeira, ferrugem… Porém, você não pode aceitar isso. O controle quando bem feito, identifica onde está havendo desperdícios e te orienta no que deve ser feito para solucionar essa questão.


  • Fornecer Informações: Em suma, esse é o grande foco do Controle de Matéria-Prima: Fornecer informações valiosas sob demanda para os responsáveis pela administração. Dessa forma, eles podem tomar melhores decisões. 

 

Necessidade e Importância do Controle de Matéria-Prima:

 

Como você já deve saber, em empreendimentos sérios e prósperos, todo o operacional fornece informações vitais para o estratégico.

 

A melhor forma de fazer essa conexão é justamente identificando as falhas em cada etapa do processo por meio de ferramentas digitais e outras tecnologias.

 

Você não pode ignorar o poder que essa metrificação pode fazer pelo seu negócio.

 

Conclusão

 

Como podemos notar, o controle de matéria-prima e o planejamento de materiais torna o processo de fabricação mais eficiente, por meio da identificação da real necessidade de insumos, peças e componentes necessários à produção.

 

Agora que você já sabe da importância do controle de matéria-prima e de seus benefícios, recomendo que você olhe para seu negócio com uma visão macro, se atentando para todas as etapas do processo de produção. Use ferramentas digitais e a tecnologia a seu favor. 

 

Só assim você vai conseguir traquear com precisão todas as informações em cada fase da cadeia produtiva e vai saber o que precisa ser feito em cada ocasião.

 

Com nossas soluções em Cost Management você vai ter em seu negócio uma peça de extrema inteligência. Conheça nossas soluções e entenda como podemos te ajudar a reduzir custos e garantir maior confiabilidade nos seus dados! 

 

Conhecer as soluções

 

 

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!