Custo Ideal? Custo Real? Entenda como usar na prática estes conceitos na sua indústria

por | 3 out, 2018 | Artigos

Utilize os conceitos de custo ideal e custo real para melhorar os processos do seu negócio, potencializar a sua lucratividade e fugir da espiral da morte de uma indústria.

Em um artigo anterior, conceituamos as diferenças entre o custo real e o custo ideal de um produto.

  • Custo Real: Neste caso, todos os custos da indústria são alocados diretamente aos produtos.

  • Custo Ideal: Nesta abordagem, todos os custos também são computados, porém, tudo aquilo que não foi utilizado de forma eficiente é classificado como desperdício, e não é inserido no custo do produto.

 

De uma forma bem simples e didática, com base no custo real conseguimos precificar nosso produto de forma à fechar as contas no final do mês. Por outro lado, o custo ideal, sempre menor que o real, nos ajuda a calcular qual seria o preço mínimo para que possamos oferecer este produto ao mercado, com base na nossa capacidade produtiva. E é esse o preço que o nosso cliente quer pagar por nosso produto, visto que as ineficiências internas da nossa empresa não são problema do nosso cliente.

Isto posto, temos uma decisão à tomar:

  • Considerarmos apenas o custo real do nosso produto, ou;

  • Utilizarmos as duas formas de se calcular o custo do nosso produto, para direcionarmos melhorias internas, de modo à reduzir nossa ineficiência

 

A ESPIRAL DA MORTE DE UMA INDÚSTRIA

 

A primeira opção apresenta resultados potencialmente perigosos, especialmente em situações de baixas nas vendas e forte competitividade. A precificação a partir do custo real nos direcionaria à aumentarmos nossos preços, pois assim conseguiríamos cobrir nossos custos. Esta atitude, invariavelmente, leva a uma nova redução nas vendas, visto que o mercado consumidor não irá absorver este aumento. Esta nova redução de vendas acarreta em um novo aumento de preços, criando-se assim um círculo vicioso, também conhecido como, a espiral da morte.

 

 

 

 

A OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE UMA INDÚSTRIA

A segunda opção, utilizarmos as duas formas de cálculo de custo do nosso produto, irá nos permitir focar no problema que realmente precisamos resolver: as ineficiências da nossa indústria. Ao trabalharmos internamente para aproximarmos o custo real do ideal, focando na redução dos nossos desperdícios, nas melhorias dos nossos processos produtivos, e na otimização dos nossos produtos, iremos conseguir reduzir nossos custos, e assim, oferecer aos nossos clientes um excelente produto, com qualidade, e à preço competitivo, e gerando lucro para nossa empresa.

Uma opção bem mais sensata, não?

O REDUZACUSTO.COM

Saiba que existe disponível para a sua indústria uma solução integrada que, que conta com funcionalidades que vão lhe permitir conhecer seus custos reais e ideais, otimizar seus processos e potencializar a rentabilidade do seu negócio. Entre em contato conosco e conheça o Reduzacusto.com, um sistema de tomada de decisão que vai lhe permitir um controle completo sobre sua empresa além de um enorme diferencial em relação à sua competição.

#Reduzacustocom #custosvariáveis #custoideal #custoreal #produtividade #desperdícios #indústria

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!