Custos e Lean Manufacturing! Qual a relação?

por | 16 out, 2018 | Artigos

Redução de Custos? Lean Manufacturing? Você sabe quais são as relações entre estes conceitos, e como eles podem lhe auxiliar a aumentar a competitividade da sua indústria.

Apesar de entenderem a necessidade de redução dos custos nas suas empresas para melhorarem sua competitividade, muitos empresários e gestores ainda tem dificuldades em definir quais caminhos devem ser traçados para atingir os resultados esperados. Felizmente, existem várias metodologias e ferramentas desenvolvidas ao longo dos anos para auxiliá-los neste desafio. Conhecer essas metodologias e usá-las para melhorar os processos na sua empresa é o primeiro passo à ser tomado.

 

REDUÇÃO DE CUSTOS E LEAN MANUFACTURING! CONHEÇA A DEFINIÇÃO DESTES CONCEITOS

 

 

Para começarmos a entender quais as relações entre estes dois conceitos, é importante definirmos melhor o que eles significam.

 

 

 

 

 

Comecemos no caso pelo mais fácil, a redução de custos. Trata-se de um programa que as empresas implantam com o intuito de aumentar a sua competitividade perante o mercado. Produzir com menos custos implica em conseguir vender por preços mais baixos. Existem diversas formas de implantar programas com este objetivo, e, podem ocorrer em diversos momentos ao longo da existência de um negócio.

 

Por outro lado, o Lean Manufacturing, ou “O Sistema Enxuto de Manufatura”, é uma filosofia de gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e a qualidade. Esta metodologia foi desenvolvida inicialmente pela Toyota na década de 1950, no Japão. Foi um dos principais motivos que permitiram que a empresa se tornasse uma das maiores indústrias do segmento automotivo. A filosofia do Lean Manufacturing consiste em um grupo de técnicas que, quando combinadas e amadurecidas, permitirão que a empresa consiga reduzir e posteriormente eliminar os conhecidos sete desperdícios dos processos produtivos. Ou seja, a ideia central é maximizar o valor do cliente e minimizar o desperdício ao longo da produção de um determinado item.

 

Veja o vídeo: Simule melhorias em processos antes de implantá-las

 

ENTENDENDO A RELAÇÃO: DESPERDÍCIO É CUSTO

 

Estabelecidos os conceitos, agora fica muito mais fácil entender qual a verdadeira relação entre Redução de Custos e Lean Manufacturing.

 

Conforme já explicamos anteriormente, o desperdício é tudo aquilo que não agrega valor ao produto, e nem permite que o trabalho que agrega valor seja executado de forma eficiente. Ou seja, o desperdício é um custo desnecessário. Desta forma, os métodos e técnicas que englobam a filosofia do Lean Manufacturing, focados na eliminação dos desperdícios, também são ferramentas comprovadamente indispensáveis para se atingir a redução de custos em uma indústria, de uma forma sustentável para o negócio.

 

O REDUZACUSTO.COM, UMA SOLUÇÃO BASEADA EM LEAN MANUFACTURING

 

Agora que você já entendeu a relação existente entre Redução de Custos e Lean Manufacturing, é a hora de conhecer o Reduzacusto.com, uma ferramenta para lhe direcionar na tomada de decisões que irão otimizar seus custos industriais e potencializar a rentabilidade do seu negócio.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso sistema, que vai lhe permitir um controle completo sobre os custos da sua empresa, além de lhe garantir um enorme diferencial competitivo no seu mercado.

#custos #leanmanufacturing #lean #desperdícios #reduçãodecustos #reduçãodecustosindustriais #Reduzacustocom

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!