Desenvolvendo ciclos PDCA que realmente gerem retorno para seu negócio

por | 8 nov, 2018 | Artigos

Os ciclos PDCA não estão gerando retorno econômico para o seu negócio? Conheça novas formas de utilizar esta ferramenta, e garantir que a sua empresa obtenha as melhores vantagens com a melhoria contínua.

Diversas são as metodologias e ferramentas para otimizar os processos em uma empresa. No meio de tantas siglas e conceitos, é normal os gestores se confundirem na hora de botá-las em prática. Hoje abordaremos uma ferramenta bastante conhecida, dada a sua longevidade no mundo empresarial, mas cujos fundamentos ainda podem gerar algumas dúvidas: o ciclo PDCA.

 

 

PDCA: QUE CICLO É ESSE?

O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que tem por objetivo controlar e melhorar os processos de uma forma contínua dentro de uma indústria. Muito utilizado por empresas de todo o mundo, seu primeiro esboço foi proposto em 1930, porém se tornou conhecido apenas na década de 1950.

Seu principal foco é agilizar, e tornar mais claros os processos da gestão de um negócio. Pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, com o intuito de alcançar um nível de gestão melhor a cada dia. Finalmente, trata-se de um método simples e eficiente que auxilia na resolução de problemas de forma definitiva através da análise e da inovação.

 

O nome do ciclo representa as primeiras letras (em inglês) das suas 4 diferentes etapas. São elas:

  • P: do verbo “Plan”, planejar.

  • D: do verbo “Do”, executar.

  • C: do verbo “Check”, verificar.

  • A: do verbo “Act”, agir.

 

Ou seja, dado um determinado problema, planeja-se uma melhoria (P). Em seguida, executa-se esta melhoria (D) de acordo com o planejamento. Após a execução, é a hora de verificar (C) os resultados alcançados, os desvios identificados, e os problemas resultantes. Para finalmente agir (A) de forma a corrigir eventuais falhas percebidas.

 

PDCA E MELHORIA CONTÍNUA, UMA RELAÇÃO INTRÍNSECA

 

Entendido o conceito por trás da sigla PDCA, é preciso lembrar que se trata de um ciclo, ou seja, deve ser aplicado de forma cíclica sobre o problema, continuamente na busca de uma solução melhor. A partir disso, fica fácil concluirmos que o Ciclo PDCA é uma excelente ferramenta de gestão a ser utilizada em uma empresa que pretende promover a melhoria contínua de seus processos.

E é por isso, que até hoje, quase 90 anos depois de sua concepção, o Ciclo PDCA continua sendo utilizado por diversas empresas, dos mais diversos ramos, no mundo inteiro. CICLO PDCA: UMA FERRAMENTA PERFEITA?

Uma pergunta que vocês podem estar se fazendo no momento é: mas uma ferramenta que já existe há 90 anos, não estaria ela ultrapassada neste ambiente moderno de gestão?

Por um lado, a resposta é não! Uma das suas principais vantagens, ainda hoje, é que trata-se de uma ferramenta extremamente simples, cuja aplicação é bastante fácil, independentemente do tipo de empresa. O foco em sempre buscar as causas dos problemas, sempre irá levar a obtenção de processos que apresentem mais qualidade e eficiência para o negócio.

 

Porém, alguns pontos específicos podem ser considerados como potenciais problemas desta ferramenta.

 

O primeiro, é que, apesar de sua simplicidade, alguns atalhos comuns ao longo de sua implementação podem dificultar a obtenção dos resultados. Por exemplo, esquecer a etapa de planejar, e passar direto para a execução. Nisto se inclui definir as metas a serem atingidas, porém não definir os métodos para esta execução, nem preparar a equipe para executar. É comum também esquecer a etapa de checagem, após a execução.

Outra dificuldade comumente encontrada na aplicação da ferramenta é que, visto que ela não pressupõe a participação da equipe nas suas etapas iniciais, o engajamento da equipe na busca pelas melhorias muitas vezes não acontece, o que gera, dentre outras coisas, resistência no chão de fábrica à implantação das mudanças.

Finalmente, uma outra crítica ao PDCA é que não existe uma metodologia clara para se definir o problema à ser atacado. Muitas vezes, o problema solucionado não é aquele que irá gerar maior valor para o negócio, utilizando-se assim, os já escassos recursos disponíveis para melhorias, de forma que não gere o retorno necessário.

 

O REDUZACUSTO.COM, MELHORIA CONTÍNUA QUE GERA RETORNO PARA A SUA INDÚSTRIA

 

Agora que você já entendeu os pros e os contras do Ciclo PDCA, é a hora de conhecer o Reduzacusto.com, um sistema que direciona suas atividades de melhoria para aquilo que realmente irá gerar retorno econômico para o seu negócio. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossa ferramenta, que vai lhe permitir um controle completo sobre os resultados das melhorias implantadas no seu chão de fábrica, e garantir um enorme diferencial competitivo no seu mercado.

#PDCA #planejamento #planejar #executar #verificar #agir #melhoriacontínua #ferramenta #engajamento #melhorias

Leitura interessante: Porque preciso conhecer e controlar os meus custos industriais?

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!