Gestão Financeira Industrial: Conheça os principais erros que você pode estar cometendo no seu negócio

por | 20 maio, 2022 | Gestão, Gestão Financeira

 

 

Ao longo dos nossos 26 anos de mercado, pudemos ver de tudo no mundo do empreendedorismo. 

 

Vimos empresas que começaram pequenas, mas que com disciplina, trabalho duro, organização e planejamento, conseguiram crescer numa proporção que até os donos se surpreenderam.

 

Por outro lado, pudemos ver também empresas que tinham um bom orçamento, mas que mesmo assim, não conseguiram se impor no mercado e acabaram fechando as portas.

 

Sabe o principal motivo da discrepância em resultados entre esses dois cenários?

 

Erros na gestão financeira. 

 

Aqueles que não se atentaram ao orçamento e não se organizaram de forma estratégica, pereceram com o passar do tempo. Já aqueles que se organizaram, trabalham da melhor forma que podiam dado os recursos disponíveis e souberam realocar o que produziam para crescer, foram além das expectativas.

 

Então, se você quer saber os principais erros de gestão financeira que sua empresa pode estar cometendo, fique conosco até o final deste artigo.

 

Principais Erros de Gestão Financeira

 

 

  • Não separar pessoa física da pessoa jurídica: Esse é o principal erro que vejo por aí. Lembre-se que sua empresa deve ser custeada pelo que ela produz, seus gastos individuais não servem para bancá-la e vice versa.


  • Não contar com um planejamento: Você pode contar com um orçamento astronômico, se seus gastos excederem o que você produz, você vai ficar em déficit. A equação é simples. O planejamento serve como um GPS que te orienta quais caminhos você deve seguir dada sua realidade atual.    


  • Demora para aportar Investimentos: Você não pode demorar para executar operações de investimentos em sua empresa. Já vi muitos gestores adiando investimentos por quererem segurar o dinheiro em caixa. Isso não faz sentido algum. O dinheiro destinado a investimentos deve sempre estar em movimento e dando espaço a novas oportunidades e novas entradas.


  • Ultrapassar o Orçamento: Como dito anteriormente, de nada adianta você ter um grande orçamento se no fim você exceder este valor. Você vai entrar em déficit. Lembre-se que dinheiro não é sobre o quanto você tem, mas sim, a diferença entre o que você produz e o que você gasta. 

 

Como manter o controle do meu orçamento?

 

Primeiro, é fundamental que você faça uma auto análise e veja se está cometendo alguns dos erros acima.

 

Ao identificar onde você está falhando, fica mais fácil tomar as medidas necessárias para corrigir estes erros e entrar no caminho certo.

 

Depois, é fundamental que você conte com a inteligência de Softwares de gestão.

 

As planilhas até podem te fornecer um quadro organizado e uma sensação de segurança, mas elas não contam com opções avançadas de automação e leitura de dados.

 

Vejo muitos negócios perderem totalmente o controle de suas finanças com 1 ou 2 meses de planilhas. Elas são bem limitadas e não oferecem a vasta gama de funcionalidades que os softwares oferecem. É essencial também que você conte com uma equipe especializada da área por perto.

 

Você não precisa passar horas e horas estudando sobre o assunto e perdendo seu tempo com isso. Basta ter pessoas de confiança ao seu lado. Cerque-se de quem entende realmente do assunto e saiba como ajudá-lo.

 

Nós, da Reduza Custo, contamos com as melhores soluções de software do mercado e estamos à disposição para te servir no que for preciso. Nossas soluções em softwares ajudam não só a manter o controle do seu financeiro mas também o ajudam a reduzir os custos de sua operação e maximizar sua margem. 

 

Clique no botão abaixo e venha conhecer nossas soluções, fique a vontade para solicitar uma conversa com nossa equipe. Será um prazer te ajudar no que for preciso, esclarecer qualquer dúvida que você possa vir a ter e contribuir para o crescimento do seu negócio.

 

 Acessar o site

 

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!