Nem sempre o faturamento é o que importa.

por | 24 ago, 2018 | Case

O objetivo deste artigo é apresentar um caso onde um dos clientes do Reduzacusto.com conseguiu reverter uma situação onde, apesar de boas vendas, não sobrava, no fim do mês, um resultado operacional para a empresa.

 

 

 

Vamos aos fatos: a Massara Alimentos é uma empresa de pequeno porte do setor alimentício na região do Norte catarinense. Sempre focou na produção de alimentos com matérias primas de alta qualidade e sabores diferenciados. Desde o início da empresa, as vendas estavam em crescimento, dada a qualidade e inovação do produto, porém, após um certo período, o empresário não conseguia mais transformar este faturamento crescente em lucratividade para a empresa.
Sendo assim, entraram em contato com o Reduzacusto.com, para entender como poderiam otimizar seus processos, e com isso, voltarem a auferir seus lucros.

 

 

 

 

 

 

Após os mapeamentos iniciais dos custos e da capacidade produtiva da empresa, ao acessarmos o relatório que apresenta os custos e desperdícios associados aos diferentes produtos, demonstrado neste vídeo, percebemos que, o produto que mais contribuía com o faturamento da empresa, apresentava uma margem de lucro real negativa, de 7%, devido à baixa produtividade de alguns setores envolvidos na produção. Ou seja, apesar da empresa comemorar as boas vendas, no final das contas, a empresa estava pagando para entregar seu principal produto aos seus clientes.

Com base nesta informação, algumas ações foram realizadas na empresa:

  • Realocação de mão de obra para aquelas linhas de produção que estavam sobrecarregadas, permitindo que as linhas de produção ociosas reduzissem sua ineficiência, diminuindo-se assim o custo real de produção;

  • Replanejamento das compras e renegociação com os fornecedores de matérias primas focada neste produto em específico, com base em um estudo das projeções de vendas, porém que abrangeu diversas outros fornecedores da empresa;

  • Renegociação com os clientes de prazos de entregas mais elásticos, de forma a poder planejar melhor as rotas e assim otimizar os custos com a frota da empresa.

Após a adoção destas ações, e a atualização das informações no Reduzacusto.com, foi possível perceber que as medidas geraram os resultados esperados. O produto que apresentava prejuízo, passou a ter uma margem de lucro de 6%, ou seja, voltou a se tornar interessante para a empresa produzir, e, em pouco tempo, foi possível perceber, nas contas da Massara Alimentos, o impacto destas mudanças.

Como podemos perceber, rastrear e eliminar os desperdícios no processo da sua empresa é uma atividade que requer uma busca constante por ferramentas que facilitem a sua tomada de decisão.

Entre em contato conosco para saber como o Reduzacusto.com pode lhe auxiliar nesta jornada em busca de uma empresa mais lucrativa.

#faturamento #Reduzacustocom #MassaraAlimentos #produção #vendas #mãodeobra #fornecedores #renegociação

Leia também:

Saiba como formar preços num sistema especialista na gestão de custos. As tabelas de preços serão formadas com base no custo produtivo, seja ele o custo real ou ideal do produto.

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!