As 4 maiores dificuldades encontradas no setor de extrusão plástica

por | 8 mar, 2019 | Sem categoria

Esse texto foi elaborado pensando nos gestores de empresas de extrusão plástica. Por mais complexo que possa parecer na correria do dia a dia, é importante entendermos por que fazemos o que fazemos, e como resolver os principais problemas encontrados no nosso setor.

É difícil gerir uma empresa que tem um processo padrão, porém não tem um produto definido. Extrudar um kg de plástico é fácil. Porém, trabalhar sempre com o mesmo custo do kg extrudado nos deixa com uma margem de erro considerável. Como resolver essa situação? Bom, vamos conversar sobre os 4 principais problemas do setor de extrusão plástica.

 

O ACERTO DA MISTURA

 

Quantas horas produtivas sua equipe passa acertando a mistura? A largura? A espessura? Você detém a fórmula do sucesso? Deveria! Por mais que a gente tente, se não definirmos um padrão para nossa mistura, os resultados não virão! É preciso conhecer qual mistura funciona melhor paras nossas máquinas e também para o nosso produto final. Não podemos ter margem de erro existe mais margem de erro. Precisamos saber o que estamos fazendo e garantir que esses processos estão otimizados. A conta é simples: gerar aparas é gerar retrabalho! Você controla qual a porcentagem de aparas é gerada para cada kg produzido? Sem esse controle preciso, não temos como melhorar, e consequentemente a conta de energia sobe, nossos custos sobem, e o lucro some.

 

E A MATÉRIA PRIMA?

 

Como muitos de vocês sabem, está difícil conseguir matéria prima atualmente, não? As relações com nossos fornecedores, ao mesmo tempo em que nos permitem trabalhar, também nos deixa reféns de poucos distribuidores. Sejam os preços cada vez mais altos, sejam as dificuldades de distribuição, precisamos repensar nossa matéria prima. É aqui que as aparas mostram seu valor. Não as geradas internamente, como vimos anteriormente, mas as geradas por nossos clientes. Por que não conversar com eles para recuperar as aparas na rota de volta dos caminhões e reprocessá-las? Utilizando as aparas dos clientes como matéria prima, podemos vender serviços de extrusão, e garantir que nossa capacidade de produção não fique ociosa, controlando também nossos custos de matéria prima.

 

E A PRODUÇÃO? COMO PLANEJAR?

 

Sabemos que a cada dia que passa, fica mais difícil ter uma visão de longo prazo da produção. Nossos clientes não querem ter que gerir estoques, e quando os pedidos chegam, as entregas são para ontem. Mas não podemos deixar de pensar no setup! Se você faz bobinas por exemplo, abrir a extrusora para fazer um produto mais largo? Nem pensar! Vamos guardar esse maçarico para a hora da parada de máquinas! Precisamos que a produção comece da bobina mais larga para mais fina! Isso precisa estar no DNA de todos na produção e no escritório. E o horário de pico da energia é a hora para fazermos este planejamento. A partir das 10 horas, quando já não entram mais pedidos, e a produção reinicia, é preciso que o plano de produção de cada extrusora esteja bem delineado, garantindo que os desperdícios com setup, mudança de cores, dentre outros sejam minimizados.

 

E O CONTROLE DA EFICIÊNCIA DA NOSSA FÁBRICA?

 

Já padronizamos as nossas misturas, já pensamentos em soluções alternativas para as dificuldades de encontrar matéria prima, já usamos o horário de pico para planejar a nossa produção, agora é a hora de controlarmos a nossa eficiência. Nossas máquinas estão trabalhando na velocidade mais alta? Algum setor está ficando para trás? Temos algum gargalo? Precisamos saber disso antes que comecemos a perder clientes por não atendermos os prazos de entrega. Mensurar e acompanhar periodicamente a eficiência de cada setor é primordial para definirmos as metas, entendermos as tendências do nosso mercado e nos planejarmos para futuros investimentos. Você tem essa informação na mão?

 

REDUZACUSTO.COM: GERANDO OS INDICADORES QUE VOCÊ PRECISA

 

Se a sua empresa passa por alguma dessas dificuldades apresentadas, é a hora de conhecer o Reduzacusto.com, um sistema que provê os indicadores que você precisa para ter seu negócio na mão. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossa ferramenta, que vai lhe permitir um controle completo sobre os resultados das melhorias implantadas no seu chão de fábrica, e garantir um enorme diferencial competitivo no seu mercado.

CASE DE SUCESSO

 

 

No final da implantação, reduzimos em mais de 20% o custo anual da empresa e quadruplicamos a produtividade!

Saiba mais!

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!