Encontrar o BreakEven do seu negócio é fundamental para que empreendedores descubram o quanto precisam vender para ter lucro no fim do mês, e dessa forma, projetar a margem de lucratividade do seu negócio.
Isso porque, é ele quem mostra, através de cálculos, o ponto onde a empresa passa a gerar lucro na operação.
Vender muito não necessariamente significa lucro no fim do mês, e esses dados dão ao empreendedor poder de decisão, métricas para analisar a relação do preço de seus produtos e os custos de produção.
Afinal, o que é Breakeven?
Breakeven é o ponto em que a receita se iguala aos custos operacionais. Isso é, partir do momento que você ultrapassa o Breakeven, você começa a ter lucro.
É um cálculo que ajuda donos de negócios e gestores a saber a quantidade de produtos e serviços que precisam ser vendidos para assegurar a lucratividade.
Isso é, uma empresa que não atinge o ponto de equilíbrio, gerar prejuízo.
Dessa forma, é possível traçar as melhores estratégias para não só reduzir os custos, mas garantir a maximização do lucro.
Falando em reduzir custos, antes de seguir na leitura deste artigo, recomendo conhecer a nossa planilha de custos.
Qual é a importância disso para meu negócio?
Esses dados te ajudam a tomar as melhores decisões, te isola de influências emocionais e te dá uma visão real da sua operação.
Quando se trata de gerir uma empresa, é fundamental estar ciente em tomar suas decisões baseadas em dados gerados e cálculos feitos.
Assim, você faz escolhas muito mais inteligentes nas atividades vitais, aquelas que mais impactam o nível do seu faturamento.
Como calcular o Breakeven do meu negócio?
Se você já tem uma média estimada de seus custos fixos e variáveis, você pode fazer um cálculo estimado de qual é seu ponto de equilíbrio.
Basta jogá-lo na seguinte equação…
Breakevn = Custos Fixos / (Preço de Venda – Custos Variáveis)
Onde…
- Custos Fixos = São os custos que não mudam com a variação da produção (Salário, Aluguel, Ferramentas)
- Preço de Venda é o preço de venda de cada unidade.
- Custos Variáveis são os custos para se produzir uma unidade daquele produto.
Vamos aos exemplos…
Carlos Magno roda uma cafeteria artesanal. Ele sabe que seus custos fixos batem o teto de $25000, sabe também que seu custo variável por unidade é $90, e que seu preço de venda é $175.
Colocando seus dados na fórmula, ele encontraria um ponto de breakeven de…
Bkvn = 25000 / (175-90)
Bkvn = 25000 / 85
Bkvn = ~ 294,11
Ou seja, para que ele iguale os custos de produção, teria que vender ao menos 295 unidades do seu produto.
Acima disso ele estaria no lucro e abaixo disso, ele teria prejuízo. Muito fácil, certo?
Esperamos que tenha entendido a importância de calcular o Breakeven do seu negócio. Não temos dúvidas que com a análise breakeven, você vai tomar decisões muito mais inteligentes, assegurando a prosperidade do seu negócio.
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre este assunto, que tal ver o que a ReduzaCusto.com pode oferecer ao seu negócio?