Como gerenciar um time comercial à distância?

por | 29 jan, 2022 | Comercial

gerenciar um time comercial a distância

É inegável que a pandemia do Covid-19 tornou realidade o trabalho remoto para diversas empresas, mas gerenciar um time comercial à distância pode ser um grande desafio.

As relações no trabalho foram transformadas  profundamente, e essa situação é ainda mais comum no contexto dos times comerciais. Mas afinal, é possível gerenciar um time comercial à distância? 

A resposta é SIM! Entretanto, por ser pautada em análises de resultados individuais, algumas ações e estratégias precisam ser otimizadas para que os resultados comerciais continuem acontecendo, sem colocar em risco a vida da sua empresa. 

Escrevemos esse artigo, para passar algumas dicas de como estabelecer um bom modelo de gestão à distância! 

Vantagens do modelo Home Office: 

Antes de mais nada, vale a pena destacar algumas vantagens do modelo de trabalho remoto, para que você veja que, talvez, este momento possa até ser uma oportunidade de mudança para o seu negócio. Confira abaixo algumas delas:

  • Redução de custos operacionais: É certo que optar por trabalhar remotamente permite cortar custos fixos relacionados à sede como energia elétrica, aluguel de imóveis, máquinas e equipamentos etc. 
  • Maior produtividade: De acordo com pesquisas, o home office pode aumentar o desempenho dos profissionais em até 15%. Diversos fatores colaboram para essa melhora, como menores distrações e interrupções por telefones e colegas. Portanto, a capacidade de concentração é elevada  tornando assim, entregas mais efetivas. 
  • Derrubar barreiras geográficas: Com um modelo de equipe à distância, é possível contratar talentos em qualquer lugar do mundo, abrindo inúmeras oportunidades de recrutamento para construir a melhor equipe de vendas possível. 

Como gerenciar um time comercial à distância? 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o modelo Home Office e seus benefícios, falaremos sobre as principais ações que você deve tomar para montar e manter o controle remoto sobre o seu time comercial!  

Crie uma política de Home Office

Nessa etapa, você vai precisar delimitar do zero regras a serem seguidas por seus colaboradores. Aqui, é fundamental incluir tudo aquilo que você acredita ser relevante para que o trabalho flua da melhor maneira possível. Alguns pontos a serem considerados na política de Home Office são: 

  • Modelo de entrega 
  • Comunicação do time 
  • Atendimento ao cliente
  • Horários de trabalho e reuniões

Trabalhe nos seus vendedores uma mentalidade de execução

Não importa onde esteja, um bom vendedor deve ser um bom executor, tendo autonomia e assumindo o controle quando necessário. Portanto, a concentração nos objetivos e a motivação para alcançá-los devem estar dentro da mentalidade dos vendedores. 

Realize reuniões de alinhamento e feedback 

Os encontros de feedback e alinhamento em times garantem que os colaboradores saibam para onde ir e que mantenham o espírito de equipe mesmo que remotamente. Sendo um ótimo momento para compartilhar dificuldades, expectativas e conquistas, além da identificação de possíveis erros a serem corrigidos. 

Invista nas ferramentas certas

Mesmo não estando no escritório, é fundamental fornecer equipamentos adequados para o vendedor continuar o seu trabalho. Boas ferramentas ajudam a fazer bons trabalhadores!  

Nosso RC Costs ajuda diversas equipes comercias a serem mais eficientes nas negociações, ajudando na simulação de preços e pacotes lucrativos de maneira rápida e independente.

 

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!