Gestão à Vista: entenda essa poderosa ferramenta de gestão e controle

por | 26 mar, 2022 | Gestão

 

A gestão à vista nada mais é do que um modelo de gerenciamento e controle dos processos internos da empresa.

Nela, você expõe informações da sua empresa em um quadro ou até mesmo em um dashboard online para que seus colaboradores tenham uma noção clara de como anda a produtividade daquele setor, ou até mesmo do negócio em si.

Essas informações podem ser métricas de negociações, dados sobre o tempo de entrega das tarefas e metas de faturamento.

A ideia central de um quadro de gestão à vista, é deixar visível para todos os seus colaboradores dados estratégicos sobre o negócio, permitindo que juntos, vocês otimizem a performance de cada setor e, consequentemente, de toda empresa. 

 

Qual é a importância de se ter um painel de gestão à vista

 

Se existe uma característica comum a todas as empresas bem sucedidas que eu conheço, é a capacidade de performar de forma descentralizada.

Isto é, você possui células autônomas dentro do negócio, que conseguem entender a parte estratégica e produzir bons resultados.

Você não precisa ser o único responsável por deter toda a visão analítica e estratégica dos dados vitais.

Basta você disponibilizar um norte para que sua equipe consiga tomar as providências necessárias, passando a produzir de forma inteligente.

Quando você treina bons colaboradores e os faz entender seu próprio modelo de negócio, você desfruta de maior liberdade e produtividade da equipe.

Além disso, um painel de gestão à vista faz sua empresa ser mais transparente, aumentando o engajamento da sua equipe e estreitando o relacionamento entre seus colaboradores.

Portanto, um painel à vista é a chave para você tornar sua empresa mais autônoma enquanto mantém a performance dos resultados.

 

Como montar um painel de Gestão à Vista na minha empresa?

 

Agora é hora de saber como você pode montar um painel à vista na sua empresa.

Você pode apostar em métodos mais simples, como mapas mentais com marcações, ou algo mais complexo, como softwares que armazenam os dados em ferramentas digitais.

O ideal é que você veja primeiro o tamanho do seu negócio, e atualize os dados em tempo real.

Esse painel pode ser criado tranquilamente com base em mapas mentais que podem ser feitos à mão, com suas devidas marcações, e deixá-lo em um canto visível dentro de sua empresa para que todos possam ter acesso.

Lembre-se que seu objetivo deve ser em ter um guia central para que seus colaboradores consigam se orientar em meio às tarefas e possam produzir de forma mais eficiente.

Garantimos que você vai se surpreender com o desempenho da sua equipe após implementar esse método. É bem provável que seus colaboradores notem a diferença no ambiente de trabalho e se engajem no trabalho que está sendo executado.

Por hoje é isso. Espero que esse conteúdo tenha sido relevante para você e você implemente o modelo de Gestão à Vista em seus negócios.

 

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!