Gestão de Custos para Pequenas Indústrias: Entenda a Importância

por | 12 maio, 2022 | Gestão, Gestão Financeira, RC Lean & RC Cost

 

 

Você sabe qual é a importância da gestão de custos para pequenas indústrias? Se ainda não, saiba que está no lugar certo para entender tudo sobre isso.

 

Para que uma indústria tenha sucesso no mercado é imprescindível realizar de forma eficiente o controle e gerenciamento de diversos setores. Um deles é a gestão de custos, a qual é responsável por tornar a empresa competitiva.

 

Esse procedimento também auxilia a identificar problemas na precificação de produtos, evitar gastos desnecessários e realizar decisões estratégicas para garantir uma boa gestão financeira.

 

Porém, muitos gestores têm dificuldades para colocar isso em prática e, por descuido, geram acúmulos de dívidas, o que afeta diretamente a saúde da empresa.

 

Sabendo disso, criamos este conteúdo com todos os detalhes sobre a importância da gestão de custos para pequenas indústrias e empresas. Dessa forma, você vai conseguir entender e garantir uma gestão de qualidade no seu negócio. Continue a leitura!

 

O que é gestão de custos?

 

A gestão de custos é a prática que analisa todos os investimentos necessários para uma indústria realizar suas atividades. É verificado os gastos fixos e variáveis.

 

Os custos fixos são rotineiros e devem ser incluídos na precificação de produtos. Sendo que os principais são: energia elétrica, água, aluguel e salários. 

 

Já os custos variáveis dependem da oscilação do mercado e da demanda interna de produção. Alguns desses custos são: matéria-prima, comissões, horas extras e equipamentos.

 

Além disso, a gestão de custos serve para realizar o planejamento e controle do fluxo de caixa, a fim de reduzir despesas desnecessárias, aumentar a margem de lucro e equilibrar o custo de produção com o preço final do produto.

 

Qual a importância da gestão de custos?

 

A gestão de custos para pequenas indústrias e empresas é importante para o gestor ter consciência da atual situação do negócio, saber quais são os cuidados financeiros que deve colocar em prática e também traçar metas estratégicas.

 

Dessa forma, permite definir os preços de produtos e serviços de uma forma correta, assim, potencializando a margem de lucro do negócio.

 

Através da análise, é também possível verificar o que deve ser feito caso a indústria esteja com lucros abaixo da média. Em alguns casos, será necessário procurar outros fornecedores de insumos para solucionar esse problema, por exemplo.

 

Mas, caso a empresa tenha lucros acima da média, você consegue analisar o atual cenário e buscar formas de aumentar ainda mais a quantidade de vendas do produto.

 

Esses fatores demonstram a importância da gestão de lucros para um negócio alcançar o equilíbrio entre gastos e ganhos.

 

As vantagens da gestão de custos para pequenas indústrias

 

Já deu para perceber que a gestão de custos é primordial, certo? Então, veja abaixo as 4 principais vantagens dessa prática para pequenas indústrias:

 

Diminuição de riscos

 

A gestão de custos auxilia a conhecer todos os gastos da empresa com o objetivo de analisar e obter uma saúde financeira de qualidade. 

 

Desse modo, você consegue avaliar se a indústria está passando por prejuízos ou não. Se sim, como visto anteriormente, é possível analisar o que deve ser revisto para manter uma margem de lucro sustentável.

 

Redução de gastos

 

Além dos riscos, também é possível reduzir os gastos. A gestão de custos é capaz de verificar quais são os insumos mais caros e até mesmo despesas supérfluas a fim de reduzi-los no planejamento financeiro da empresa.

 

Com isso, o negócio consegue diminuir os custos por meio da negociação com fornecedores e sem perder o custo-benefício na produção.

 

Preços competitivos

 

Não é novidade para ninguém que cada vez mais o mercado está competitivo. Uma forma para se destacar dos concorrentes é oferecendo preços acessíveis aos clientes. 

 

E como fazer isso? Por meio da redução de gastos, principalmente diminuindo os custos com a energia elétrica, mão de obra e processos internos. 

 

Entretanto, é claro que essa questão deve ser analisada profundamente, pois qualquer decisão pode interferir em outros setores da indústria.

 

Planejamento financeiro eficaz

 

A gestão de custos é responsável pela organização de todos os gastos da pequena indústria. Com as informações analisadas, você consegue obter um planejamento financeiro eficaz, visando totalmente o crescimento.

 

E os principais benefícios do plano são: crescimento da empresa, classificação de despesas, melhoria dos processos e maior aproveitamento dos recursos.

 

Conclusão

 

Viu como é importante a gestão de custos para indústrias? Além de reduzir riscos e prejuízos, você consegue ter um controle dos gastos e realizar decisões estratégicas para obter produtos com preços competitivos.

 

Uma das melhores formas para fazer a gestão de custos da sua indústria é com ajuda da tecnologia. Uma ferramenta especializada no controle de gastos e investimentos é primordial para otimizar o tempo e eliminar procedimentos manuais.

 

A ReduzaCusto é um software que te ajuda a mensurar custos, eliminar desperdícios de processos e melhorar a performance de atividades operacionais. Com a ferramenta, você maximiza a eficiência e encontra com mais rapidez alguns gargalos até então invisíveis na sua indústria.

 

Tudo isso é feito por meio da RC Lean — solução especializada em rastrear processos, calcular todos os desperdícios e comparar o custo real e custo ideal. Através dela, também é possível simular e identificar pontos de melhoria na gestão financeira.

 

Quer conhecer um pouco mais da nossa solução na prática?

 

Entre em contato com um dos nossos especialistas e veja como podemos reduzir os custos da sua indústria!

 

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!