Você sabe qual é a importância da gestão de custos para pequenas indústrias? Se ainda não, saiba que está no lugar certo para entender tudo sobre isso.
Para que uma indústria tenha sucesso no mercado é imprescindível realizar de forma eficiente o controle e gerenciamento de diversos setores. Um deles é a gestão de custos, a qual é responsável por tornar a empresa competitiva.
Esse procedimento também auxilia a identificar problemas na precificação de produtos, evitar gastos desnecessários e realizar decisões estratégicas para garantir uma boa gestão financeira.
Porém, muitos gestores têm dificuldades para colocar isso em prática e, por descuido, geram acúmulos de dívidas, o que afeta diretamente a saúde da empresa.
Sabendo disso, criamos este conteúdo com todos os detalhes sobre a importância da gestão de custos para pequenas indústrias e empresas. Dessa forma, você vai conseguir entender e garantir uma gestão de qualidade no seu negócio.
Mas, antes de continuar a leitura, conheça a nossa planilha de custos simplificada para a indústria.
O que é gestão de custos?
A gestão de custos é a prática que analisa todos os investimentos necessários para uma indústria realizar suas atividades. É verificado os gastos fixos e variáveis.
Os custos fixos são rotineiros e devem ser incluídos na precificação de produtos. Sendo que os principais são: energia elétrica, água, aluguel e salários.
Já os custos variáveis dependem da oscilação do mercado e da demanda interna de produção. Alguns desses custos são: matéria-prima, comissões, horas extras e equipamentos.
Além disso, a gestão de custos serve para realizar o planejamento e controle do fluxo de caixa, a fim de reduzir despesas desnecessárias, aumentar a margem de lucro e equilibrar o custo de produção com o preço final do produto.
Qual a importância da gestão de custos?
A gestão de custos para pequenas indústrias e empresas é importante para o gestor ter consciência da atual situação do negócio, saber quais são os cuidados financeiros que deve colocar em prática e também traçar metas estratégicas.
Dessa forma, permite definir os preços de produtos e serviços de uma forma correta, assim, potencializando a margem de lucro do negócio.
Através da análise, é também possível verificar o que deve ser feito caso a indústria esteja com lucros abaixo da média. Em alguns casos, será necessário procurar outros fornecedores de insumos para solucionar esse problema, por exemplo.
Mas, caso a empresa tenha lucros acima da média, você consegue analisar o atual cenário e buscar formas de aumentar ainda mais a quantidade de vendas do produto.
Esses fatores demonstram a importância da gestão de lucros para um negócio alcançar o equilíbrio entre gastos e ganhos.
As vantagens da gestão de custos para pequenas indústrias
Já deu para perceber que a gestão de custos é primordial, certo? Então, veja abaixo as 4 principais vantagens dessa prática para pequenas indústrias:
Diminuição de riscos
A gestão de custos auxilia a conhecer todos os gastos da empresa com o objetivo de analisar e obter uma saúde financeira de qualidade.
Desse modo, você consegue avaliar se a indústria está passando por prejuízos ou não. Se sim, como visto anteriormente, é possível analisar o que deve ser revisto para manter uma margem de lucro sustentável.
Redução de gastos
Além dos riscos, também é possível reduzir os gastos. A gestão de custos é capaz de verificar quais são os insumos mais caros e até mesmo despesas supérfluas a fim de reduzi-los no planejamento financeiro da empresa.
Com isso, o negócio consegue diminuir os custos por meio da negociação com fornecedores e sem perder o custo-benefício na produção.
Preços competitivos
Não é novidade para ninguém que cada vez mais o mercado está competitivo. Uma forma para se destacar dos concorrentes é oferecendo preços acessíveis aos clientes.
E como fazer isso? Por meio da redução de gastos, principalmente diminuindo os custos com a energia elétrica, mão de obra e processos internos.
Entretanto, é claro que essa questão deve ser analisada profundamente, pois qualquer decisão pode interferir em outros setores da indústria.
Planejamento financeiro eficaz
A gestão de custos é responsável pela organização de todos os gastos da pequena indústria. Com as informações analisadas, você consegue obter um planejamento financeiro eficaz, visando totalmente o crescimento.
E os principais benefícios do plano são: crescimento da empresa, classificação de despesas, melhoria dos processos e maior aproveitamento dos recursos.
Conclusão
Viu como é importante a gestão de custos para indústrias? Além de reduzir riscos e prejuízos, você consegue ter um controle dos gastos e realizar decisões estratégicas para obter produtos com preços competitivos.
Uma das melhores formas para fazer a gestão de custos da sua indústria é com ajuda da tecnologia. Uma ferramenta especializada no controle de gastos e investimentos é primordial para otimizar o tempo e eliminar procedimentos manuais.
A ReduzaCusto é um software que te ajuda a mensurar custos, eliminar desperdícios de processos e melhorar a performance de atividades operacionais. Com a ferramenta, você maximiza a eficiência e encontra com mais rapidez alguns gargalos até então invisíveis na sua indústria.
Tudo isso é feito por meio da RC Lean — solução especializada em rastrear processos, calcular todos os desperdícios e comparar o custo real e custo ideal. Através dela, também é possível simular e identificar pontos de melhoria na gestão financeira.
Quer conhecer um pouco mais da nossa solução na prática? Entre em contato com um dos nossos especialistas e veja como podemos reduzir os custos da sua indústria!