Marketing para indústrias: Tudo o que você precisa saber

por | 21 jan, 2022 | Marketing

O marketing para indústrias tem o poder de transformar bons produtos em sucessos de vendas. Isso porque, independente da área de atuação da sua empresa, o marketing bem feito traz exposição e visibilidade, que resultam em vendas.

É preciso considerar que o processo de vendas para empresas B2B tende a ser mais longo. Seu time comercial muitas vezes precisa de diversos contatos e negociações com os clientes. Via de regra, o comprador B2B faz diversos orçamentos e considerações sobre o custo benefício de cada fornecedor.

Logo, o Marketing Industrial surge como um grande aliado para que a sua empresa e diferencie, gere autoridade e fidelize esses compradores. É uma estratégia diferente das vendas diretas, mas que traz muito resultado: ele ajuda a sua empresa a se comunicar e mostrar seus diferencias por meio de conteúdo e estratégias voltadas ao seu público.

Imagine uma empresa que vende plásticos. Uma boa maneira de se diferenciar dos seus competidores e atrair compradores é demonstrar todos os diferenciais e qualidades dos seus produtos em campanhas direcionadas. Logo, é preciso estar presente nos canais onde eles estão, e nutri-los com informações.

Saiba mais sobre como utilizar o marketing para indústria e montar estratégias que geram resultados:

 

Importância de investir em Marketing para Indústrias 

 

O marketing industrial é fundamental para que a empresa consiga ganhar visibilidade com o seu público-alvo.

Além disso, as estratégias permitem firmar um posicionamento e fazer com que mais clientes em potencial conheçam as soluções que a empresa oferece, ganhando competitividade empresarial.

 

O marketing para indústrias gera diferenciação no mercado 

O setor industrial brasileiro é muito competitivo. Com uma boa estratégia de marketing, além de estar mais próximo dos clientes ideais, sua empresa se torna autoridade, estando à frente dos concorrentes. 

 

O marketing para indústrias melhora a relação entre marca e consumidor 

Tendo uma melhor compreensão da sua persona, como onde estão e como se comportam, fica mais fácil construir e fidelizar relacionamentos o relacionamento.

 

Melhor análise e mensuração dos resultados 

Analisando os dados, você poderá entender mais sobre o mercado, tendências, hábitos de compras e saber quais estratégias funcionam melhor para a sua empresa.

Dessa maneira, é possível desenvolver indicadores adequados às necessidades da sua indústria. Isso possibilita o alinhamento e acompanhamento dos esforços, gerando melhores resultados. 

 

Qual o risco para sua indústria em permanecer sem presença digital?

 

  • Perda de oportunidades de negócios 
  • Ficar atrás dos concorrentes, perdendo espaço no mercado 
  • Não gerar autoridade e credibilidade na era digital
  • Não ser encontrado pelo cliente ideal

 

Quais estratégias devem ser utilizadas no marketing para indústrias? 

 

Com tantas opções de estratégias de marketing B2B, fica realmente difícil escolher o que cabe ou não ao seu negócio. Antes de tudo, é necessário fazer um bom planejamento. Para isso, citamos algumas estratégias: 

  • Redes Sociais; 
  • SEO; 
  • Anúncios e Links Patrocinados;
  • Marketing de Conteúdo; 

 

Aposte nas redes sociais 

Nos dias de hoje, estar presente nas redes sociais é fundamental, podendo determinar o sucesso na comunicação de qualquer empresa. Assim como estar onde o seu comprador está é importante, se comunicar de forma que ele entenda também é.

As mídias sociais não são todas iguais! Portanto, ao planejar uma comunicação em mídias sociais, busque entender quem é o seu comprador ideal, quais mídias sociais ele usa como base para decisão em torno do seu produto, e como ele se comunica.

 

Use técnicas de SEO 

Sabemos que ter um bom posicionamento em sites de busca é essencial para quem deseja ter um marketing digital B2B. Logo, as técnicas de SEO podem te ajudar com isso.

O Search Engine Optimization, ou SEO, é o conjunto de técnicas de otimização para mecanismos de busca. Em outras palavras, ele é responsável por fazer o seu website e conteúdo aparecerem em ferramentas de busca, como o Google. Através dessa estratégia, você consegue melhorar o ranking da sua página, aparecendo no topo dos resultados e aumentando o número de visitas.

 

Anúncios e Links Patrocinados 

Sabe aqueles links que aparecem em destaque nas primeiras colocações quando você faz uma pesquisa? São os anúncios e links patrocinados. 

Em suma, essa é uma das melhores estratégias para marketing para indústrias, já que o comprador pesquisa por possíveis fornecedores no Google, e você tem a chance de colocar a sua empresa em destaque no topo das pesquisas.

Ao passo que nessa estratégia os resultados podem ser monitorados, essa campanha tem potencial de se tornar muito eficiente através de otimização de custos e segmentação de público.

Além de trazer um rápido retorno na geração de leads e prospects, essa ferramenta também traz mais visibilidade para a sua empresa. 

 

Faça marketing de conteúdo 

 Uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas, o Marketing de Conteúdo se baseia na produção de conteúdos relevantes a determinado nicho. Esses conteúdos, por sua vez, tem objetivo atrair novos clientes, se relacionar e converter vendas.

Com conteúdos ricos e relevantes, é possível despertar interesse e valor para os seus produtos, atraindo a sua audiência e posicionando sua marca como uma referência no setor.

 

Se comunique através de e-mails

Por fim, precisamos dizer que e-mails são excelentes para manter a comunicação e nutrir o seu cliente para que a compra aconteça. Os atualize com novidades a respeito da sua empresa e produtos, faça pesquisas de qualidade e preferências, envie conteúdos relevantes e faça ofertas através desse canal. O resultado pode ser muito melhor do que você imagina.

 

Dessa forma, agora que você entende tudo que o Marketing Industrial pode fazer pelo seu negócio, é hora de dar o primeiro passo, conhecer profundamente o mercado, o público, as tendências e montar uma estratégia completa e eficiente. 

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!