Os caminhos para aumentar a produtividade na sua indústria

por | 26 set, 2018 | Artigos

Independentemente do tamanho da sua indústria, aumentar a produtividade dos seus processos é essencial para melhorar a lucratividade e se sobressair sobre a competição.

 

 

 

Em relação à produtividade da indústria brasileira, a Confederação Nacional da Indústria, apontou em recente pesquisa que, comparado com 12 países, o Brasil apresenta os menores aumentos anuais das taxas de produção por hora de trabalho, com crescimento 10 vezes menor que o país mais bem colocado, a Coreia do Sul.

 

 

AS CONSEQUÊNCIAS DA BAIXA PRODUTIVIDADE

 

A baixa produtividade da indústria apresenta consequências devastadoras para o país e para as empresas: aumento dos custos relacionados ao trabalho de produção, baixa competitividade, baixa lucratividade, dentre outros.

Sendo assim, agilizar a produção é um dos principais desafios para os gestores brasileiros. Mais do que um desafio, trata-se de uma questão de sobrevivência do negócio.

Porém, os caminhos para aumentar a produtividade na indústria de forma sustentável é fonte de grande dor de cabeça para muitos gestores, que não sabem como equacionar o aumento da produção, com a manutenção dos custos e da qualidade, uma vez que com o maior acesso à informação em um mundo conectado e globalizado, os consumidores de hoje estão muito mais atentos a qualquer alteração de preço e qualidade.

 

DO QUE DEPENDE A PRODUTIVIDADE NA INDÚSTRIA

 

A produtividade no chão de fábrica depende de uma combinação entre diferentes fatores presentes em uma indústria. São eles:

  • Colaboradores;

  • Parque fabril;

  • Processos produtivos eficientes;

Para conseguir aumentar a produção, sem aumentar os custos é preciso, portanto, entender como a empresa funciona como um todo.

Aumentar a produtividade então significa promover a melhoria em todas essas áreas, em sintonia, examinando as práticas atuais e fazer ajustes nesses fatores.

 

O CAMINHO PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

 

Sendo assim, para ter um entendimento pleno da indústria, e da sua produtividade é primeiro entender a situação atual, para se projetar a situação futura.

O primeiro passo, pode parecer óbvio, mas é indispensável: medir a produtividade atual. Definindo-se indicadores pertinentes, cada processo produtivo terá sua produção por hora trabalhada. A partir desse ponto inicial, as metas já podem ser começadas a ser traçadas.

A partir daí, identificar os gargalos produtivos irá permitir que setores sejam priorizados, de modo a obter uma linha de produção equilibrada.

A terceira etapa é identificar quais as atividades necessárias para manufaturar os produtos, com o intuito em focar na melhoria dos processos produtivos no chão de fábrica. Nesta etapa, iterações para engajar os colaboradores na busca por melhorias, pesquisas de boas práticas industriais, e consultas à fontes de informação acadêmicas geram informações de grande valia para se obter o intuito desejado.

Após melhorados os processos, é hora de revisar o layout fabril e balancear a produção nos diferentes setores, realocando mão de obra ou maquinário, com base em conceitos como o takt time, da filosofia Lean Manufacturing.

Finalmente, a partir daí, é preciso controlar os resultados das mudanças nos indicadores de produtividade, identificar o atingimento das metas pré estabelecidas, e promover novos ciclos de melhoria, de modo à que este processo se torne contínuo.

 

UMA SOLUÇÃO PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA INDÚSTRIA

 

E o melhor, você já sabe que existe uma solução integrada que irá lhe direcionar no controle e aumento da produtividade da sua indústria? Entre em contato conosco e conheça o Reduzacusto.com, um sistema que vai lhe permitir um controle completo sobre sua empresa além de um enorme diferencial em relação à sua competição.

#produtividade #leanmanufacturing #Reduzacustocom #reduzircustos #gargalos #gargalosprodutivos #melhoriacontínua #processosprodutivos

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!