Time comercial home office: é uma boa ideia?

por | 22 dez, 2021 | Comercial

time comercial home office

 

Durante a pandemia, o home office deixou de ser uma promessa tímida para se tornar a realidade de muitas empresas.

Alguma dessas, como O Boticário, expressaram amor por esse modelo, decretando o home office para uma grande parcela dos seus colaboradores, mesmo que a volta ao trabalho já esteja liberada em território nacional.

É impossível afirmar que esse modelo é viável para todas as empresas e setores, mas sabemos que é sim possível manter determinadas equipes, e até mesmo setores inteiros como o comercial, no home office.

É uma estratégia com potencial de poupar recursos, aumentar a produtividade e diminuir custos nas empresas.

 

Entre as vantagens de estruturar um time comercial home office, citamos:

  • Flexibilidade na contratação de talentos;
  • Corte de gastos na empresa;
  • Otimização de tempo e da produtividade da equipe.

 

Flexibilidade na contratação

A contratação de talentos é um dos maiores desafios das empresas. Entretanto, a flexibilidade do modelo de trabalho pode favorecer a sua empresa na disputa pelos profissionais mais qualificados.

Grandes empresas, como Google e Amazon, já utilizam da flexibilidade do regime de trabalho como um diferencial para atrair e manter talentos. Eles sabem que essa flexibilização é vista positivamente por muitos profissionais.

Flexibilizar o regime de trabalho pode ainda abrir o leque de opções para pessoas antes inacessíveis: é possível contratar talentos de outras cidades, estados e até países, além de adicionar na lista os profissionais que por motivos pessoais não conseguiriam manter um regime presencial.

 

Corte de gastos na empresa

Aqui na Reduza Custo, sempre falamos da importância de cortar os gastos desnecessários. Por isso, acreditamos que um time comercial bem treinado e com as ferramentas corretas tem grande potencial de poupar recursos, sejam físicos ou financeiros, na sua empresa.

Esse regime de trabalho demanda menos das instalações físicas, reduzindo gastos com o espaço, ferramentas, móveis e equipamentos.

Outro aspecto positivo é que a produtividade de determinadas equipes e profissionais pode aumentar ao se excluir as distrações dos colegas, e isso resultará em melhores resultados na empresa.

 

Otimização de tempo e produtividade da equipe

Como mencionamos, ter um time comercial home office pode contribuir para um aumento da produtividade, desde que existam treinamentos adequados, processos que certifiquem a consistência da execução e métodos de metrificação e acompanhamento dos profissionais.

Sabemos que o setor comercial pode ser bastante agitado. O time estará em contato e negociando com os clientes, seja por áudio, vídeo ou texto, e manter todos no mesmo espaço pode se tornar caótico.

Alguns profissionais, inclusive, afirmam que são mais produtivos e eficientes quando estão distantes da agitação. Isso significa que o home office pode ser uma excelente solução para aumentar a produtividade do time no geral.

Além disso, o tempo e descontentamento dos funcionários em torno do deslocamento diário pode ser evitado com esse regime de trabalho, refletindo nos níveis de estresse e motivação da equipe.

 

Desvantagens de ter um time comercial home office

  • Dificuldade na gestão dos colaboradores e dos processos;
  • Falta de atualização profissional e contato com mentores;
  • Dificuldade em promover a cultura de pertencimento e traduzir os valores da empresa.

 

Dificuldade na gestão dos colaboradores e dos processos

A dificuldade na gestão dos colaboradores é o fator mais citado pelos empresários ao explicarem porque preferem um time presencial ao home office. E esse fator se agrava em empresas que ainda não tiveram experiência com essa modalidade de trabalho.

É possível contornar essa dificuldade com planejamento, processos e ferramentas elaboradas para gerir, metrificar e motivar os funcionários.

É importante ressaltar que gerir e metrificar não se torna necessariamente mais difícil nesse modelo de trabalho. A principal mudança aqui não é na gestão, mas sim nos canais onde a interação acontecerá, e se adaptar as novas ferramentas e tecnologias que proporcionam o ambiente para motivar, metrificar e dar feedback a esses funcionários.

 

Falta de atualização profissional e contato com mentores

É indiscutível que os profissionais precisam estar sempre se atualizando quanto aos processos e métodos existentes na empresa e no mercado. Contudo, com a adoção do home office, as empresas podem perder o controle a respeito de quanto e como seus profissionais estão se aperfeiçoando.

Gestores precisam mais do que nunca motivar, cobrar disciplina de seus colaboradores e desenvolver métodos de treinamento e atualizações para que o atraso profissional não se torne um problema.

Essa desvantagem pode se tornar uma realidade ainda mais severa para jovens profissionais, que precisam do auxílio de mentores para aprender e se desenvolver na carreira.

Por isso é tão importante ter uma cultura que promova o constante aprendizado e atualização profissional através de bootcamps, programas de aprendizado online com profissionais mais experientes e um espaço para troca de informações com os seniors. Além disso, treinamento presencial em grupo algumas vezes no ano possibilitará interação e troca de experiência entre seus profissionais.

 

Dificuldade em promover a cultura de pertencimento e engajar o time comercial home office

No cenário atual, os trabalhadores procuram por empresas que refletem seus valores pessoais e promova um ambiente agradável de trabalho. Por isso é tão importante motivá-los e retê-los através de uma cultura de pertencimento e valores bem estabelecidos.

É perfeitamente possível fazer isso no home office, através de recursos e ferramentas que permitam a interação da equipe fora do contexto de trabalho.

As empresas mais experientes sabem que é extremamente importante desenvolver estruturas que permitam a interação dos funcionários fora do contexto do trabalho. Por isso, agendam reuniões e eventos online onde os colaboradores são incentivados a compartilhar sobre seus interesses, suas vidas pessoas e criarem vínculos com seus colegas de trabalho. Além disso, festas e eventos presenciais ajudam os funcionários a participarem e entenderem a cultura da empresa.

 

Vimos que o home office pode ser uma excelente oportunidade de redução de custos e ganho de produtividade. Basta planejamento e estrutura de processos por parte das empresas para acomodar esse novo modelo de trabalho.

E a sua empresa, já implementou ou pretende e implementar esse modelo em alguma área?

Quer melhorar ainda mais a produtividade da sua equipe home office? Conheça o RC Cost, nosso software de inteligência comercial para alavancar vendas.

Agendamento

Receba uma apresentação do software sem compromisso!

RC Costs

Conheça a solução que gerencia custos e ajuda a vender mais!

RC Lean

A controladoria no leme da operação. Saiba mais!